sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Metas para 2024

Em 2023 meu maior aprendizado foi manejar a minha angústia de não saber. Descobri, com muito custo, que o que eu pensava saber sobre mim, era só o que eu aceitava que os outros diziam que eu era. Quer dizer, ousei olhar pra isso. 

Se a gente foge muito tempo de olhar pra algo que parece ser a causa da nossa paralisação, provavelmente é porque a gente acha que esse é um caminho sem saída. Eu tinha medo de olhar e entender que minha hipótese estava certa, que eu não tinha nada meu. E então seria o fim. O que eu seria se não tudo o que tinha sido até hoje? O que eu faria com esse gigantesco NADA?

Mas foi justamente assumir o tudo que era do outro, e o nada que era meu, que me fez entender que, algumas coisas que eram do outro em mim também eram minhas. Eu não gosto de ser psicóloga. Mas eu não sou. Eu sou psicanalista. Eu não gosto de ter a mesma profissão que a minha mãe tem, de sentir que vou me afundar nas demandas da profissão como ela e diversos outros profissionais fazem. Mas meu futuro não está escrito assim. Apesar de circunstâncias muito difíceis, eu não estou a mercê das circunstâncias. Minha vocação é aquilo que eu faço com as circunstâncias. E quando penso em profissão, eu me vejo, também, sendo professora. 

Percebi que preciso fazer o básico bem feito. Fazer o que precisa ser feito, ainda que doa. Respeitar meus limites, respeitar os limites dos outros.

A palavra de 2024 é SABEDORIA. É interessante que Deus tenha suscitado essa palavra, porque ela me lembra da minha infância, quando meu avô me contava histórias sobre o Rei Salomão e essa minha relação com esse personagem é de muita intimidade, carinho, conforto. Tudo o que eu tenho dificuldade de sentir no meu cotidiano para retomar uma autenticidade que em mim brilhou um dia.

Dentre todos os pedidos que o Rei Salomão podia fazer para Deus, ele pediu para ser um rei sábio. Essa sabedoria que ele recebeu, direcionou toda uma nação. A história das duas mães, que me é tão preciosa, me mostra que ter sabedoria parte da habilidade de observar, ouvir e constatar o tom dos contextos e situações, uma dificuldade enorme que tenho, para a partir disso agir. Não posso me esquecer de que uma pequena borboleta muda o tom de um ambiente. E eu sou uma borboleta.

Metas para 2024

Pessoal 

Trabalhar vícios (comida, carência);

Não entregar minhas ideias de bandeja para as pessoas;

Ouvir mais do que falar; 

Ouvir mais os outros sem ultrapassar meus limites; 

Escolher minhas lutas e projetos (em todos os aspectos, inclusive com pessoas);

Respeitar limites das pessoas; 

Ser mais receptiva à frustrações/rejeições/negativas;

Desconstruir preconceitos como ideia de estar "sempre à frente";

Descobrir meu estilo, gostos pessoais, interesses;

Entender meu posicionamento político e perspectiva de mundo;

Estar mais disposta a gastar tempo com as coisas, lembrar que posso sempre aprender


Social 

Ter mais tempo de qualidade com a minha família;

Manter maior contato com amizades que eu quero cultivar (Gus; Alice e Amanda Madi; Vitória Mattos, Bia Fer, Gi Pet, Lara e Diogo);

Cultivar meu namoro;

Fazer festas de fim de ano por conta própria em casa;

Ir na parada LGBTQIA+ e me orgulhar.


Espiritual 

Me dedicar aos ministérios que sou líder;

Fazer acampamento sênior; 

Retomar 5 pedrinhas: missa, terço, estudo bíblico, jejum e confissão 


Saúde 

Fazer um exercício físico, esporte ou academia;

Comer mais saudável.


Lazer 

Participar mais de oportunidades culturais: cinema, teatro, palestras, shows, etc. 

Ler pelo menos 1 livro que não seja relacionado à trabalho por mês.

Planejar viagens: uma para o Uruguai; uma sozinha; uma com minhas amigas; uma com o Iuri

Aprender a fazer crochê 


Financeiro

Economizar para viajar e financiar uma casa;

Terminar de mobiliar predinho;

Comprar uma moto; 


Estudos

Conciliar faculdade e trabalho;

Me dedicar à pesquisa como prioridade;

Falar menos em sala de aula, não atrapalhar meus colegas com meus pensamentos e posicionamentos;

Ser professora de espanhol no centro de línguas do Ibilce;

Seguir com análise, supervisão e grupo de estudos; 

Dedicar tempo para o projeto Instituto Zoe

Não perder de vista: mestrado; pós em psicanálise; escrever 


Trabalho

Ter postura no novo ambiente de trabalho; 

Ser mais paciente; 

Continuar prestando concursos públicos;

Ser dedicada ao que propuser a fazer; 

Reclamar menos, transformar mais;

Não fazer fofoca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário