quarta-feira, 27 de julho de 2016

17 coisas eu que diria para a Ab de 17 anos

1- Seje Menas. Pare de se preocupar demais, de pensar demais, de querer que as coisas aconteçam do jeito que você imaginou. As coisas passam e são como devem ser (geralmente muito melhores). O tempo não é um inimigo.
2- Não perca tempo desprezando Legião Urbana. Nem engenheiros do Hawaii. Ambas bandas vão chegar ao seu coração de um jeito ou de outro - como um milhão de coisas que você disse que nunca chegariam e acabaram chegando mesmo assim. Aliás, não perca tempo com preconceitos. De nenhum tipo. Desconstrua!
3- Aceite quem você é, sem tirar nem por. Depois você resolve o que você deve melhorar ou manter.
4- O fim do colégio não é o fim da sua vida. Na verdade, pasme, é só o começo. Passar na faculdade não é tudo o que importa - ignore as pessoas que pensam assim. Você tem todo o tempo do mundo. Você não vai morrer se fizer cursinho. Aliás, você fará cursinho e será uma das melhores experiências da sua vida. Eu sei que você não vai acreditar, mas as coisas melhoram. Juro.
5- Deixe que as pessoas te conheçam de verdade - só assim elas poderão gostar ou desgostar de você. Não fique tentando agradar todo mundo - acredite, é chato.
6- Dê valor as pessoas que gostam de você e deixe pra lá as que você gostaria que gostassem. Ninguém é obrigado a nada, muito menos a te amar. Você não é obrigada a nada. Amor não se mendiga, não se compra. Amor é presente, é sacrifício e é escolha. Amor é pra fazer voar, não pra guardar em caixinhas. Seja sempre gentil, porém saiba dar prioridades para quem realmente importa.
7- Não tenha medo de fazer ou dizer o que você pensa. Porém, faça no momento certo, do jeito certo e para as pessoas certas. O medo é o contrário do amor. O medo limita, cega, prende, deprime. O medo torna grande o que é pequeno - e você nasceu para coisas grandes!
8- Confie mais nas pessoas. Elas tem os próprios roteiros em suas cabeças, risos. Apesar de ser um exercício aparentemente doloroso e angustiante, às vezes - e, pasme, muito mais vezes do que você pensa - as pessoas te dão suporte de um jeito que você nunca imaginou ser possível!
9- Discorde. Não seja apática ou omissa. Esteja aberta ao diálogo. Pense sobre as coisas - repense, tripense, quadripense. Ainda assim, saiba valorizar suas raízes, seus valores, seus sentimentos, suas qualidades - assim como faz com todo mundo.
10- Concorde. Mude de opinião quando achar que deve - não tem problema nenhum, desde que aquilo faça sentido para você, mesmo que não fizer para ninguém mais. Não seja dura com os outros, mas maleável. Entenda que as pessoas não moram dentro da sua cabeça, do seu coração, da sua realidade. Não seja dura consigo mesma. Tenha discernimento e sabedoria perante as regras e leis - as escritas, as sociais, as da sua própria cabeça. Volte atrás, peça mais perdão, perdoe mais.
11- Não se arrependa de nada, mas saiba aprender com as coisas que não deram certo. Dê as caras, se desafie a fazer coisas novas. (você não tem noção do que são as aula de teatro, Ab 17!).
12- Aprenda a entender seus limites: saiba quando persistir - às vezes, só faltam alguns degraus para agarrar o objetivo com as duas mãos e abraçá-lo forte - e quando desistir - não seja tão teimosa em situações que não evoluem, não mudam, não acrescentam. Use melhor o seu potencial, explore mais sua solidão e seus pensamentos!
13- Se permita: seja amada, deixe-se cuidar. Sua humanidade não é uma limitação - muito pelo contrário, é uma bênção. Não precisa retribuir tudo, dar é uma escolha consciente.
14- Seja livre - no sentido real da liberdade. Desfaça-se do que te prende, os vícios, as mágoas. Se envolva! Cerque-se de gente que deseja percorrer o mesmo caminho que você! Tenha coragem de escolher o caminho do amor!
15- Aproveite os detalhes dos momentos, porque eles não voltam. Não se acomode, não se contente em ser rasa. Não se limite as paixões passageiras. Procure profundidade no que é simples. Tenha um olhar novo no que é comum e rotineiro. Leia mais David Levithan, veja mais filmes franceses, construa belos personagens, jogue baralho com seu avô, abrace sua avó (e todas as pessoas que você ama) enquanto pode, faça um milhão de bolos de chocolate, dedique-se a Mel, desvie o caminho para passar pelo Ipê rosa.....!
16- Você não precisa arranjar um namorado: ele virá até você quando você aprender a amar sua própria companhia e trabalhar para ser a pessoa com quem gostaria de namorar!
17- Seja ousada e confiante! Em qualquer aspecto! O não você já tem - e ele vai continuar lá a menos que você faça algo a respeito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário