Que irônico eu escrever sobre o capitulo que fala sobre por do sol bem nessa vibe que estou tão apaixonada pelo Sol! Detalhes, pessoas, detalhes: esse capítulo é sobre detalhes (e não me surpreende nada que seja um capítulo tão pequeno). O Sol nasce e vai embora, todos os dias. Ele está longe de ser um detalhe, porque sem ele a terra seria escura, fria e, literal e metaforicamente, sem vida. Às vezes a gente se acostuma com a presença do Sol (ou das pessoas que amamos) e, mesmo que nitidamente essenciais, essas presenças parecem se tornar meros detalhes. Apesar de toda a importância do Sol para a vida na terra, outra coisa também me chama a atenção: não é apenas pelo que ele pode me oferecer que eu o amo. O Sol alegra meus dias com a sua luz própria. E, mesmo quando faz tanto calor que eu só quero que ele vá embora para atrás das nuvens, eu o amo. Eu amo poder olhar para o céu a qualquer hora do dia e contemplá-lo. Eu amo saber que, mesmo quando ele não se mostra, ele ainda está lá. Esses são detalhes de verdade, que talvez não importem para mais ninguém além de mim.
No planeta do Pequeno Príncipe, um por do Sol era seguido do outro (mesmo com tantas outras coisas que podia fazer, o Principezinho contemplava o Sol). Eu fico pensando se essa não é uma metáfora para intimidade, porque quando somos íntimos de alguém podemos contar com a pessoa a qualquer momento e, talvez sem perceber, a contemplemos sempre. Aqui na terra, porém, as pessoas não parecem ser exatamente íntimas.... as distâncias são grandes demais entre um país e outro para que possamos assistir o Sol se por várias vezes ao dia...
São 43 os Pores do Sol que o Principezinho viu, em um dia muito triste. Seria o mesmo Sol, se pondo várias vezes? 42 é a resposta para o significado da vida, do universo e tudo mais (irônico de novo?). 48 horas são dois dias. De quantos pores do Sol precisamos quando estamos tristes? Quantas horas precisamos estar ao lado de alguém? Quem é o meu Sol?
"O Sol se põe e se vai, e após se por o Sol renasce no Japão".
(Dois Rios, Skank)
Nenhum comentário:
Postar um comentário