segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

A viagem de Chihiro: O crescimento de Chihiro

Chihiro nos é apresentada em um primeiro momento como uma criança angustiada, insegura e sem limites. A angústia e a insegurança é proveniente da situação de mudança que está vivendo com a família: estão indo morar em outra cidade. A falta de limites expressa na dificuldade de seguir a ordem dos pais se deve muito a negligência desses para com ela, muito nítida (negligência também desenvolvida no arco da Yubaba com o Bebê). 
Quando seus pais são transformados em porcos, Chihiro se vê sozinha em uma cidade desconhecida, que posteriormente descobre ser habitada por seres espirituais. O medo toma conta dela, ela se sente abandonada. Então entra em pânico. E depois ela chora, um montão. Chorar alivia, é importante. Mas chorar não faz com que os problemas desapareçam, e uma hora ou outra, entre lágrimas ou não, é preciso enfrentá-los. 
A jornada de Chihiro é uma jornada de crescimento. Chihiro precisa tomar decisões maduras, que não são nada infantis, para lidar com a situação que se encontra e salvar seus pais. Não é mais sobre o seu próprio medo ou raiva frente às mudanças que tiram dela o que é seguro. 
Ela faz um amigo leal, Haku, que a orienta e conforta. Ela aprende a respeitar os mais velhos e a contar com eles, com o velho aranha rabugento Kamashi e a irmã mais velha Lin. Aprende a se virar por conta própria arrumando um emprego e lavando as próprias roupas. Mesmo nunca tendo trabalhado e sendo muito trapalhada em fazer coisas que nunca fez na vida, ela dá tudo de si. Ela tem bons resultados no serviço por sua autenticidade, inocência e ousadia (como com o cliente da banheira grande), e também comete erros, responsabilizando-se por eles e tomando eles para si mesma. Chihiro aprende sobre o amor e sobre se doar para o outro (inclusive sobre se deixar amar), aprende sobre ceder, aprende a conversar. 
Apenas quando vive sua jornada de crescimento é que Chihiro pode resgatar seus pais, pois está pronta para seguir em frente. Quando finalmente vai embora, Chihiro hesita em seguir o conselho de Haku de não olhar para trás. Ela outras mudanças que virão. Crescer não é uma jornada fácil. Mesmo depois de tudo que havia lhe provado suas capacidades, ela era realmente capaz de crescer? Ela realmente não estava sozinha se tinha a si própria? 
Chihiro hesita, ainda assim não olha para trás. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário